Assista SANTA MARIA ARGUMENTOS - programa inédito todas as quintas 21h30min - TV Santa Maria - Canal 19 - Reprises: sextas, domingos e quartas-feiras, às 21h30min
Estamos atualizando o site (entrevistas a partir de julho de 2015 ainda serão lançadas)

TEMAS DEBATIDOS


Quer sugerir um tema? Envie um e-mail para "smargumentos@gmail.com


--CULTURA--
Fonte da imagem: Google imagens

Cultura significava, inicialmente, cultivar. A sua etimologia surgiu da palavra em latim colere.

Genericamente, a cultura é um complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo indivíduo e por uma sociedade.
Por exemplo, tudo o que foi construído fisicamente, à nossa volta, faz parte do patrimônio “material” da cultura (casa, carro, ruas, estátuas etc). No entorno de tudo o que nós vemos, também existe a complexidade do que está na esfera do conhecimento, ou seja, a cultura “imaterial” (os costumes, as tradições, as manias, as modas etc).
Cada indivíduo, local, país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A principal característica da cultura é a flexibilidade e adaptação, ou seja, a capacidade que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, em que as modificações trazidas por uma geração são analisadas (e – ou – talvez – não) são incorporadas pela geração seguinte: a sociedade vai se transformando – perdendo, incorporando –  aspectos, modificando condutas.

--EDUCAÇÃO--
Fonte da imagem:  Google imagens
Educação engloba os métodos de ensinar e aprender. Segundo Paulo Freire, patrono da educação brasileira, a educação é o modo como uma geração dialoga com a outra, num processo dinâmico, onde todos aprendem.

É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da dialética, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.
A educação, ciência de larga amplitude e transversalidade, aponta para todos os sentidos, sem indicar um caminho único e específico. A subjetividade da vida baseia-se na objetividade de buscar uma justificativa para a própria vida. Existir por algum motivo.

Sabe-se que a educação de um indivíduo ocorre de duas maneiras: a formal (feita pela escola) e a não–formal (efetuada pela vida). A primeira possui currículos, professores, métodos, material, etapas e objetivos a serem atingidos. É a dos programas de disciplina adotados pelos estabelecimentos de ensino, que contribuem acintosamente para a estruturação da personalidade do cidadão. A outra é a educação constante, que se inicia com o nascimento (ou mesmo antes dele) e só termina com a morte. A educação não-formal não se faz somente na escola, mas em todos os ambientes a que o indivíduo tem contato. Sua efetividade se encontra nos valores de instituições, como a família, a Igreja (religião), o próprio papel do estado, entre outros. 

--LITERATURA--
Fonte da imagem:  Google imagens
Literatura  - numa conceituação básica - é a arte de compor escritos artísticos, em prosa ou em verso.
A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras".
O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, literatura japonesa etc.
No programa SANTA MARIA – ARGUMENTOS – daremos prioridade à Literatura Brasileira, em especial para a literatura do Centro-Oeste do Rio Grande do Sul, abrindo espaço para autores e leitores da nossa região.


--ASSUNTOS DA ATUALIDADE--
Fonte da imagem:  Google imagens


Atualidades  - espaço do programa destinado para assuntos que estão na mente e "nos olhos" do povo. Teremos espaços para debates, enquetes, dicas de estudo, vestibular, temas que estejam circulando pela comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário