Quer sugerir um tema? Envie um e-mail para "smargumentos@gmail.com"
--CULTURA--
Fonte da imagem: Google imagens |
Cultura significava, inicialmente, cultivar. A sua etimologia surgiu
da palavra em latim colere.
Genericamente, a cultura é um complexo que inclui o conhecimento,
a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos
pelo indivíduo e por uma sociedade.
Por exemplo, tudo o que foi construído
fisicamente, à nossa volta, faz parte do patrimônio
“material” da cultura (casa, carro, ruas, estátuas etc). No entorno de tudo
o que nós vemos, também existe a complexidade do que está na esfera do
conhecimento, ou seja, a cultura “imaterial”
(os costumes, as tradições, as manias, as modas etc).
Cada indivíduo,
local, país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A
principal característica da cultura é a flexibilidade
e adaptação, ou seja, a capacidade que os indivíduos têm de responder ao
meio de acordo com mudança de hábitos, em que as modificações trazidas por uma
geração são analisadas (e – ou – talvez – não) são incorporadas pela geração
seguinte: a sociedade vai se transformando – perdendo, incorporando – aspectos, modificando condutas.
--EDUCAÇÃO--
Fonte da imagem: Google imagens |
Educação engloba os métodos de ensinar e aprender.
Segundo Paulo Freire, patrono da educação brasileira, a educação é o modo como
uma geração dialoga com a outra, num processo dinâmico, onde todos aprendem.
É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua
manutenção e perpetuação a partir da dialética, às gerações que se seguem, dos
modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento
de um membro no seu grupo ou sociedade.
A educação, ciência de larga amplitude e transversalidade, aponta para
todos os sentidos, sem indicar um caminho único e específico. A subjetividade
da vida baseia-se na objetividade de buscar uma justificativa para a própria
vida. Existir por algum motivo.
Sabe-se
que a educação de um indivíduo ocorre de duas maneiras: a formal (feita pela
escola) e a não–formal (efetuada pela vida). A primeira possui
currículos, professores, métodos, material, etapas e objetivos a serem
atingidos. É a dos programas de disciplina adotados pelos estabelecimentos de
ensino, que contribuem acintosamente para a estruturação da personalidade do
cidadão. A outra é a educação constante, que se inicia com o nascimento (ou
mesmo antes dele) e só termina com a morte. A educação não-formal não se faz
somente na escola, mas em todos os ambientes a que o indivíduo tem contato. Sua
efetividade se encontra nos valores de instituições, como a família, a Igreja
(religião), o próprio papel do estado, entre outros.
--LITERATURA--
Fonte da imagem: Google imagens |
Literatura - numa conceituação
básica - é a arte de compor escritos artísticos, em prosa ou em verso.
A palavra Literatura vem do latim "litteris" que
significa "Letras".
O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou
um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a
literatura inglesa, literatura portuguesa, literatura japonesa etc.
No programa SANTA MARIA – ARGUMENTOS – daremos prioridade à
Literatura Brasileira, em especial para a literatura do Centro-Oeste do Rio
Grande do Sul, abrindo espaço para autores e leitores da nossa região.
Fonte da imagem: Google imagens |
Atualidades - espaço do programa destinado para assuntos que estão na mente e "nos olhos" do povo. Teremos espaços para debates, enquetes, dicas de estudo, vestibular, temas que estejam circulando pela comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário