Assista SANTA MARIA ARGUMENTOS - programa inédito todas as quintas 21h30min - TV Santa Maria - Canal 19 - Reprises: sextas, domingos e quartas-feiras, às 21h30min
Estamos atualizando o site (entrevistas a partir de julho de 2015 ainda serão lançadas)

sexta-feira, 4 de julho de 2014

8º Programa Santa Maria Argumentos - Diálogos Culturais: Deus existe? - PARTE II


TEMA DO PROGRAMA: A evolução do conceito sobre “Deus”: uma análise laica, científica e local.

Possíveis perguntas para planejamento e preparação:
Teorias básicas sobre o conceito Deus (se der ver a segunda parte de um dos meus livros...fala sobre Deus):
1.    Deus não existe, ou não se sabe.
2.    Existem vários deuses.
3.    Deus apenas deu o pontapé inicial.
4.    Deus existe e participa ativamente da vida mundana.
5.    Deus é natureza ou energia.

São Tomás de Aquino criou as 5 (cinco) provas de que Deus existe, resumidas a seguir:
1. O universo está em movimento – Nada se move sem uma causa anterior. Isso leva o homem à uma regressão até uma causa primeira, não explicável, a qual chamamos de Deus.
2. A causa em geral – Nada é causado (criado) por si só. As coisas ou são causas ou são efeitos. Novamente há uma regressão até uma causa primeira – Deus.
3. A necessidade e possibilidade – todos os seres estão em constante transformação: ora sendo gerados, se modificando e deixando de existir. Portanto, o que ainda não existe precisa de alguma coisa para passar a existir. Quando o mundo não existia, alguma coisa deve tê-lo feito existir. A isso chamamos de Deus.
4. Grau hierárquico das coisas – índole platônica de que existe um grau de hierarquia em todas as coisas do mundo. Há medidas na bondade, na maldade, na verdade, na nobreza e em todas as perfeições de qualquer gênero. Deverá haver uma perfeição em grau de bondade e de verdade, que denominamos Deus.
5. Tudo o que existe possui uma finalidade – todos os corpos materiais existentes no mundo possuem um fim, mesmo que não tenham inteligência ou consciência disso. A regularidade de nosso mundo mostra que eles não estão aí por simples acaso. Com isso, consegue-se provar que uma inteligência ordenadora deve ter “projetado” toda a complexidade que existe. O arquiteto Divino é denominado de Deus.


* 1º - 2º e 3º Bloco: 15 minutos
CONVIDADOS:
- VALDO BARCELOS – Prof Dr. do Centro de Educação da UFSM.
- WENCESLAU LEÃES FILHO – Doutorando em Educação UFSM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário